quarta-feira, 7 de maio de 2014

RCNEI Música e Artes Visuais - manhã

Nos dias 31 de abril e 7 de ocorreram as apresentações dos grupos de Música e Artes Visuais.
O resultado dos dois grupos foi ótimo. Muito esforço e participação.
A turma contribuiu bastante o que deixou a aula muita produtiva.
Estão todas de parabéns!

música quando utilizada na educação infantil serve de ferramenta incentivadora da criatividade nas crianças, e um fator de desinibição numa convivência coletiva. É muito eficaz no período pré-escolar.
Desde a gestação, as crianças antes de nascerem já possuem uma relação com os sons da voz materna, fase em que se forma a memória sonora nas crianças. Essa memória fetal é responsável por preparar o vínculo entre mãe e filho depois do corte do cordão umbilical. Depois do nascimento, as músicas que acalentam e embalam o sono do bebê fortalecem a memória sonora nos pequenos e a relação com a mãe.
Já no período pré-escolar, na creche e nas escolinhas, as canções de ninar ajudam a aproximar as crianças do educador. As brincadeiras com palmas, rodas e cirandas ajudam no desenvolvimento da percepção e atenção da criança desde cedo.
O ambiente escolar para a criança deve estar repleto de repertórios musicais, principalmente com os sons da natureza e a relação de entendimento entre o barulho e o silêncio, elementos diferenciadores no entendimento de uma música verdadeira.
Dentre os estilos de músicas empregados na educação infantil, podemos citar:
  • Músicas para aconchego: São as canções de ninar cantadas pelos pais, ajudam a estreitar a relação familiar e podem ser utilizadas nas creches;
  • Cantigas de roda: As brincadeiras realizadas com músicas de roda auxiliam no desenvolvimento de movimentos, na oralidade e na iniciação musical escolar;
  • Ritmos africanos: Incentiva as crianças a tocar instrumentos e a dançar ao som de ritmos africanos, ajuda na identificação do som com a expressão artística cultural;
É necessário sempre diversificar os repertório pré-escolar, as crianças gostam de ter contato com diferente estilos musicais. As danças e rodopios é um bom exercício físico e ajuda no desenvolvimento da fala.
A música na Educação Infantil deve ser uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e momento feliz para a criança. Cada momento musical deve incentivar ações, comportamento motores e gestuais. Entendemos a musicalidade como uma tendência que leva o ser humano para a música, quanto maior a musicalidade e mais cedo a mesma é incentivada no indivíduo, mais rápido será seu desenvolvimento.

Fonte: http://www.infoescola.com/educacao/musica-na-educacao-infantil/



























































As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.

Presença das Artes Visuais na Educação Infantil:
Idéias e práticas correntes.


A presença das Artes Visuais na Educação Infantil, com o tempo, mostra o desencontro entre teoria e a prática. Em muitas propostas as Artes Visuais são vistas como passatempos sem significado, ou como uma prática meramente decorativa, que pode vir a ser utilizada como reforço de aprendizagem em vários conteúdos.
Porém pesquisas desenvolvidas em diferentes campos das ciências humanas trouxeram informações importantes sobre o desenvolvimento da criança, em seu processo criador e sobre as artes das várias culturas. Essas informações trouxeram uma enorme contribuição para a valorização da produção infantil, mesmo assim a revolução que admitia a necessidade e a capacidade da expressão artística, virou “um deixar fazer” sem intervenção, onde a criança não evoluía muito.
Questionando a visão da livre expressão em que educação artística era automática nos processos de desenvolvimento, surge um movimento que constatou que este desenvolvimento artístico é resultado de formas complexas de aprendizagem.
A arte, desde cedo, influência a criança através de sua cultura, apesar de ser possível identificar espontaneidade e autonomia na exploração e no fazer artístico das crianças, seus trabalhos revelam: o local, a época histórica em que vivem suas oportunidades e idéias.
A criança tem sua própria visão, idéias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico; por meio de vários aspectos; fazer artístico que é a exploração, apreciação que é percepção do sentido que objeto propõe e da reflexão que é um pensar sobre todos os conteúdos do objeto artístico que se manifesta em sala.
O desenvolvimento da imaginação, expressão, sensibilidade entre outras podem vir a ocorrer na arte.
Fonte: http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br/2012/03/artes-visuais-na-educacao-infantil.html










































Nenhum comentário:

Postar um comentário