quinta-feira, 4 de junho de 2015

Aula 14 - Seminário 6 - NATUREZA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A  continuação do estudo sobre o RCNEI, volume 3 traz uma reflexão sobre a criança inserida no contexto social a partir do trabalho com a natureza e a sociedade.

OBJETIVOS

Crianças de zero a três anos


A ação educativa deve se organizar para que as crianças, ao final dos três anos, tenham
desenvolvido as seguintes capacidades:
• explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas,
estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com
objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;

Crianças de quatro a seis anos

Para esta fase, os objetivos estabelecidos para a faixa etária de zero a três anos deverão
ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianças
sejam capazes de:
• interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e
natural, formulando perguntas, imaginando soluções para
compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os
acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;
• estabelecer algumas relações entre o modo de vida
característico de seu grupo social e de outros grupos;
• estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas
de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância
para a preservação das espécies e para a qualidade da vida
humana.

CONTEÚDOS

Os conteúdos aqui indicados deverão ser organizados e definidos em função das
diferentes realidades e necessidades, de forma a que possam ser de fato significativos para
as crianças.
Os conteúdos deverão ser selecionados em função dos seguintes critérios:
• relevância social e vínculo com as práticas sociais significativas;
• grau de significado para a criança;
• possibilidade que oferecem de construção de uma visão de
mundo integrada e relacional;
• possibilidade de ampliação do repertório de conhecimentos a
respeito do mundo social e natural.
Propõe-se que os conteúdos sejam trabalhados junto às crianças, prioritariamente,
na forma de projetos que integrem diversas dimensões do mundo social e natural, em
função da diversidade de escolhas possibilitada por este eixo de trabalho.

As apresentações dos grupos das turmas de Pedagogia, poderão ser vistas a seguir:

Belo trabalho, 1B noite:






























Belos trabalhos das turmas 1 A noite:































A seguir, tão bela quanto as turmas do Curso de Pedagogia noturno, Segue a apresentação da turma 1A manhã:













































As turmas de Pedagogia estão de parabéns pelo esforço, estudo e dedicação!

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