Aula 26/08/2019
Bom dia pessoal!,
Hoje estudamos as DCNEI (2012).
O atendimento em creches e pré-escolas como direito
social das crianças se afirma na Constituição de 1988, com o
reconhecimento da Educação Infantil como dever do Estado
com a Educação. O processo que resultou nessa conquista
teve ampla participação dos movimentos comunitários, dos
movimentos de mulheres, dos movimentos de trabalhadores,
dos movimentos de redemocratização do país, além,
evidentemente, das lutas dos próprios profissionais da
educação.
Foto 1: Exposição do trabalho.
Prestem atenção à esse documento:
Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009.
Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
Clique no link abaixo:
http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file
Como foi o estudo:
Criança:
Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações
e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade
pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende,
observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos
sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
As estudantes da manhã envolveram-se na prática.
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