segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Observação de crianças

Olá pessoal,
Nossa atividade aborda a observação de crianças.


Conteúdos e Metodologias para a Educação Infantil
Professora Ms. Maria Cristina T. D. Rau


ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES DA CRIANÇA E A BNCC
Atividade 1:
Formem trios. Apresentem os relatos de observação de crianças. Analisem os seguintes aspectos e elaborem um quadro, contendo:
Local de observação, tempo de observação, idade, sexo, espaços, recursos, brinquedos, ações, interações (família, escola, amigos, colegas).

OBSERVAÇÃO DE CRIANÇAS E OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS (BNCC)
Refletir, repensar os mesmos assuntos e enfatizar alguns aspectos para orientar uma prática pedagógica que garanta sempre as vias de mão dupla. Paulo Freire (2001) afirmava que quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. O que estamos aprendendo no momento em que estamos ensinando? Estamos ensinando prevendo respostas certas? Ou estamos ensinando de forma aberta, concedendo tempo e liberdade para as crianças expressarem seus modos singulares de se desenvolver?
Que tal fazermos uma escuta aberta para aquilo que as crianças vão nos dizer sobre os marcos do desenvolvimento? Desse modo, os marcos passam a ser conceitos e não mais etapas ou degraus de uma escada organizada de forma rígida e unificada.
Atividade 2:
Observem o quadro a seguir. Leiam atentamente. Relacionem cada campo de experiência com as características das crianças observadas. Ampliem o texto dos relatos.

Atividade 3:

 A partir do relato ampliado (atividade 2), levantem algumas questões e elaborem um problema. Relacionem como esse problema poderá ser atendido pela prática pedagógica na escola. Definam: objetivos de aprendizagem e campos de experiência. Façam um texto (1 página) fundamentando o(s) campo(s) de experiência a ser(em) abordado(s).


Bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário