Nossa atividade aborda a observação de crianças.
Conteúdos e Metodologias para a Educação
Infantil
Professora Ms. Maria Cristina T. D. Rau
ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES DA CRIANÇA E A
BNCC
Atividade 1:
Formem
trios. Apresentem os relatos de observação de crianças. Analisem os seguintes
aspectos e elaborem um quadro, contendo:
Local
de observação, tempo de observação, idade, sexo, espaços, recursos, brinquedos,
ações, interações (família, escola, amigos, colegas).
OBSERVAÇÃO
DE CRIANÇAS E OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS (BNCC)
Refletir, repensar os mesmos
assuntos e enfatizar alguns aspectos para orientar uma prática pedagógica que
garanta sempre as vias de mão dupla. Paulo Freire (2001) afirmava que quem
ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. O que estamos
aprendendo no momento em que estamos ensinando? Estamos ensinando prevendo
respostas certas? Ou estamos ensinando de forma aberta, concedendo tempo e
liberdade para as crianças expressarem seus modos singulares de se desenvolver?
Que tal fazermos uma
escuta aberta para aquilo que as crianças vão nos dizer sobre os marcos do
desenvolvimento? Desse modo, os marcos passam a ser conceitos e não mais etapas
ou degraus de uma escada organizada de forma rígida e unificada.
Atividade 2:
Observem o quadro a seguir. Leiam atentamente. Relacionem cada campo de
experiência com as características das crianças observadas. Ampliem o texto dos
relatos.
Atividade 3:
A partir do relato ampliado (atividade 2), levantem algumas questões e elaborem um problema. Relacionem como esse problema poderá ser atendido pela prática pedagógica na escola. Definam: objetivos de aprendizagem e campos de experiência. Façam um texto (1 página) fundamentando o(s) campo(s) de experiência a ser(em) abordado(s).
Bom trabalho!
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