quarta-feira, 12 de março de 2014

Aula 3 m - A rotina na educação infantil

A importância da organização da rotina na educação infantil.]

Ambientes lotados, horários de entrada e saída conturbados e filas imensas no refeitório, no banheiro e no parque. Em uma escola de Educação Infantil, esses são alguns dos indícios de que a organização da rotina não vai bem. Uma das maneiras de solucionar esses problemas é propor atividades que ocorram simultaneamente - em espaços diferentes - e o escalonamento dos horários das turmas, dos funcionários e dos educadores. 


Aula desenvolvida com a turma Pedagogia 2 B manhã.
A proposta foi elaborar uma cartilha com a rotina de uma escola criada pelas alunas da turma. Cada grupo criou a sua IEI.







Tempo bem planejado para desenvolver a autonomia 

Como cada faixa etária requer uma dinâmica diferente, não cabe organizar uma rotina igual para todas as turmas. Crianças de até 3 anos, por exemplo, demandam mais atenção dos adultos - principalmente nos momentos de alimentação, higiene e descanso - do que os maiores.

O resultado do trabalho dos alunos foi muito interessante:

Confira a seguir:








Nenhum comentário:

Postar um comentário