Tema: Rotina e Acolhimento na Educação Infantil.
A interação social em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção das aprendizagens infantis.
Ambientes lotados, horários de entrada e saída conturbados e filas imensas no refeitório, no banheiro e no parque. Em uma escola de Educação Infantil, esses são alguns dos indícios de que a organização da rotina não vai bem. Uma das maneiras de solucionar esses problemas é propor atividades que ocorram simultaneamente - em espaços diferentes - e o escalonamento dos horários das turmas, dos funcionários e dos educadores.
MÚSICAS DE ROTINA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
MÚSICAS DE ROTINA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
HORA DA ENTRADA
Bom dia irmão
Abra um sorriso
E cante esta canção
Borão, borão, borão
As flores no campo
As nuvens no céu
As águas nos rios
E um barco de papel
Mas venha comigo
E me dê a sua mão
Viva essa vida
Com amor no coração
Borão, borão, borão
E cante esta canção
Borão, borão, borão
As flores no campo
As nuvens no céu
As águas nos rios
E um barco de papel
Mas venha comigo
E me dê a sua mão
Viva essa vida
Com amor no coração
Borão, borão, borão
Bom dia minha gente trá-lá-lá-lá
Acabamos de chegar trá-lá-lá-lá
Quem tiver coração triste
Que se alegre pra cantar
Pois estamos na escola
Nossa vida é estudar
(Ritmo: música Fui no Tororó)
(Ritmo: música Fui no Tororó)
Bom dia , coleguinha como vai?
Bom dia coleguinha como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos.
Bom dia, coleguinha, como vai?
( Ritmo: música: Se você está feliz)
A importância Rotina na Educação Infantil
PLANO DE AULA
Berçário (4 a 12 meses) e Maternal I (1 a 2 anos): Dia 30 /07/12 – 8 às 12h e 13 às 17h horas
Maternal II (2 a 3 anos): Dia 31 /07/12 – 8 às 12h (com oficina) e 13 às 17 h (com oficina)
Assunto: Linguagem oral e comunicação
Oficina 4 – Linguagem oral e comunicação:
Confecção de materiais para estimulação da linguagem oral (pelas participantes)
Assuntos:
- Plano de aula Semanal e a organização da rotina
- Avaliação formativa (continuação da oficina 3 de 26/01/2012 - Avaliação diagnóstica)
- Apresentação de vídeo com relatos de experiências: “as formas de Estimular a Oralidade” (momentos de rotina)
- Apresentação de plano de aula: Linguagem oral / Linguagem escrita
- Oficina Linguagem oral e comunicação
Segundo o RCNEI (vol1, pág. 11), a educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica (titulo V, capitulo II, seção II, art,29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, destacando ainda a importância de incorporar de maneira INTEGRADA as funções de EDUCAR , CUIDAR e BRINCAR. Nesse contexto o educarsignifica propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, favorecendo o desenvolvimento global da criança.
Sugestão de leitura para ampliar o assunto:
RAU, M. C. T. D. Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba:PR: IBPEX, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário