segunda-feira, 10 de março de 2014

Aula 3 - 10/03 - Rotina e Acolhimento na Educação Infantil

Aula 3
Tema: Rotina e Acolhimento na Educação Infantil.
A interação social em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção das aprendizagens infantis.

Ambientes lotados, horários de entrada e saída conturbados e filas imensas no refeitório, no banheiro e no parque. Em uma escola de Educação Infantil, esses são alguns dos indícios de que a organização da rotina não vai bem. Uma das maneiras de solucionar esses problemas é propor atividades que ocorram simultaneamente - em espaços diferentes - e o escalonamento dos horários das turmas, dos funcionários e dos educadores. 





MÚSICAS DE ROTINA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

MÚSICAS DE ROTINA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL


HORA DA ENTRADA

Bom dia amigo
Bom dia irmão
Abra um sorriso
E cante esta canção
Borão, borão, borão
As flores no campo
As nuvens no céu
As águas nos rios
E um barco de papel
Mas venha comigo
E me dê a sua mão
Viva essa vida
Com amor no coração
Borão, borão, borão 


Bom dia minha gente trá-lá-lá-lá
Acabamos de chegar trá-lá-lá-lá
Quem tiver coração triste
Que se alegre pra cantar
Pois estamos na escola
Nossa vida é estudar
(Ritmo: música Fui no Tororó)


Bom dia , coleguinha como vai?
Bom dia coleguinha como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos.
Bom dia, coleguinha, como vai?
( Ritmo: música: Se você está feliz)




A importância Rotina na Educação Infantil

PLANO DE AULA

Berçário (4 a 12 meses) e Maternal I (1 a 2 anos): Dia 30 /07/12 – 8 às 12h e 13 às 17h horas

Maternal II (2 a 3 anos): Dia 31 /07/12 – 8 às 12h (com oficina) e 13 às 17 h (com oficina)

Assunto: Linguagem oral e comunicação

Oficina 4 –  Linguagem oral e comunicação:
 Confecção de materiais para estimulação da linguagem oral (pelas participantes)

                                        Teoria X prática
Assuntos:
  • Plano de aula Semanal e a organização da rotina
  • Avaliação formativa (continuação da oficina 3 de 26/01/2012 - Avaliação diagnóstica) 
  • Apresentação de vídeo com relatos de experiências: “as formas de Estimular a Oralidade” (momentos de rotina)
  •  Apresentação de plano de aula: Linguagem oral / Linguagem escrita
  •  Oficina Linguagem oral e comunicação
Segundo o RCNEI (vol1, pág. 11), a educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica (titulo V, capitulo II, seção II, art,29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, destacando ainda a importância de incorporar de maneira INTEGRADA as funções de EDUCAR CUIDAR e BRINCAR. Nesse contexto o educarsignifica propiciar situações de cuidadosbrincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, favorecendo o desenvolvimento global da criança.

Sugestão de leitura para ampliar o assunto:
RAU, M. C. T. D. Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba:PR: IBPEX, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário