quarta-feira, 13 de agosto de 2014

2 - A articulação entre cuidar e educar na Educação Infantil - Uma ação pedagógica indissociável

A Educação Infantil, primeiro nível de ensino da Educação Básica, historicamente vem vivenciando transformações fundamentais nos seus aspectos pedagógicos. Tais transformações advêm da constante e dinâmica mudança nos papéis da família, escola e sociedade como um todo. Neste sentido, a família, instituição que deveria ser a primeira a fazer parte da vida da criança, muitas vezes se faz presente apenas no período de gestação. A desenfreada corrida capitalista que afeta a sociedade atinge principalmente quem deveria ter como objetivo e foco principal o desenvolvimento daqueles que chegam ao mundo totalmente dependentes nos seus aspectos biológicos e sociais. Aqueles que têm um papel fundamental no momento em que o pequeno vê, ouve e é tocado pela primeira vez. Assim, a escola vem, seguidas e exarcebadas vezes fazendo o papel desta família e deixando de cumprir a sua função social primordial: a de ensinar.
Dessa forma, o profissional da Educação Infantil deve conhecer alguns aspectos fundamentais que irão contribuir na sua prática pedagógica:
- CUIDAR
- EDUCAR
- ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DO TEMPO
- ROTINA
- ALIMENTAÇÃO, SONO E SEGURANÇA
- SAÚDE INFANTIL
- DESENVOLVIMENTO INFANTIL
- LEGISLAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO
- HISTÓRIA DA INFÂNCIA E RELAÇÃO COM A ATUALIDADE
- TRABALHO INFANTIL
- FAMÍLIA E ESCOLA
- ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Assim, o primeiro estudo deve permear a abordagem do RCNEI (Volume 1) destacado em aula.
Segue o texto, leiam com atenção e reflitam sobre o tema para elaboração das questões apontadas para postagem no seu BLOG.
Bom estudo!
EDUCAR
Nas últimas décadas, os debates em nível nacional e internacional apontam para a
necessidade de que as instituições de educação infantil incorporem de maneira integrada
as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os profissionais
e instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as
maiores. As novas funções para a educação infantil devem estar associadas a padrões de
qualidade. Essa qualidade advém de concepções de desenvolvimento que consideram as
crianças nos seus contextos sociais, ambientais, culturais e, mais concretamente, nas
interações e práticas sociais que lhes fornecem elementos relacionados às mais diversas
linguagens e ao contato com os mais variados conhecimentos para a construção de uma
identidade autônoma.
A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a
freqüentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu
desenvolvimento e inserção social. Cumpre um papel socializador, propiciando o
desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas,
realizadas em situações de interação.
Na instituição de educação infantil, pode-se oferecer às crianças condições para as
aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas
intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos. É importante ressaltar, porém,
que essas aprendizagens, de natureza diversa, ocorrem de maneira integrada no processo
de desenvolvimento infantil.
Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e
aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o
desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os
outros em uma atitude básica de aceitação,
respeito e confiança, e o acesso, pelas
crianças, aos conhecimentos mais amplos
da realidade social e cultural. Neste
processo, a educação poderá auxiliar o
desenvolvimento das capacidades de
apropriação e conhecimento das
potencialidades corporais, afetivas,
emocionais, estéticas e éticas, na
perspectiva de contribuir para a formação
de crianças felizes e saudáveis.

Cuidar
Contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa
compreendê-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos,
habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica. Ou seja, cuidar de
uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de
conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas.
A base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se desenvolver
como ser humano. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. O cuidado
é um ato em relação ao outro e a si próprio que possui uma dimensão expressiva e implica
em procedimentos específicos.
O desenvolvimento integral depende tanto dos cuidados relacionais, que envolvem
a dimensão afetiva e dos cuidados com os aspectos biológicos do corpo, como a qualidade
da alimentação e dos cuidados com a saúde, quanto da forma como esses cuidados são
oferecidos e das oportunidades de acesso a conhecimentos variados.
As atitudes e procedimentos de cuidado são influenciadas por crenças e valores em
torno da saúde, da educação e do desenvolvimento infantil. Embora as necessidades
humanas básicas sejam comuns, como alimentar-se, proteger-se etc. as formas de identificá-
las, valorizá-las e atendê-las são construídas socialmente. As necessidades básicas, podem
ser modificadas e acrescidas de outras de acordo com o contexto sociocultural.




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