terça-feira, 19 de agosto de 2014

3 - A rotina na Educação Infantil

A rotina na Educação Infantil
Ambientes lotados, horários de entrada e saída conturbados e filas imensas no refeitório, no banheiro e no parque. Em uma escola de Educação Infantil, esses são alguns dos indícios de que a organização da rotina não vai bem. Uma das maneiras de solucionar esses problemas é propor atividades que ocorram simultaneamente - em espaços diferentes - e o escalonamento dos horários das turmas, dos funcionários e dos educadores. 





BERÇÁRIO
·       ACOLHIDA DAS CRIANÇAS
·         TROCA DE FRALDA SE NECESSDÁRIO
·         MAMADEIRA OU LANCHE
·         SOLÁRIO
·         HORA DO BRINCAR
·         ATIVIDADES DIVERSIFICADAS ( canções, pintura, amassar papel, folhear livros e revistas, riscos e rabiscos, modelar, fantoche e etc.)
·          SHANTALLA – Massagem para bebês
·         RODA DE HISTÓRIA
·         BANHO
·         MERENDA
·         EXPLORAÇÃO DAS CAIXAS MÁGICAS
·         REORGANIZAÇÃO DA SALA
·         CONVERSA COM OS PAIS E ENTREGA DAS CRIANÇAS
ROTINA PEDAGÓGICA
Maternal
§  Acolhida
§  Correção do dever de casa
§  Chamadinha
§  Calendário
§  Desjejum
§  Solário
§  Roda de conversa
§  Atividades metodológicas
§  Relaxamento
§  Hora da leitura
§  Higiene das mãos
§  Merenda
§  Escovação
§  Atividades nos cantinhos temáticos
§  Entrega do dever de casa
§  Saída

ROTINA PEDAGÓGICA
Pré-Escola

§  Acolhida
§  Chamada
§  Calendário
§  Ajudante do dia
§  Desjejum
§  Solário
§  Roda de conversa
§  Atividades metodológicas- I
§  Relaxamento
§  Hora da leitura
§  Higiene
§  Merenda
§  Escovação
§  Atividades metodológicas- II
§  Atividades nos cantinhos temáticos
§  Saída




Nenhum comentário:

Postar um comentário