domingo, 22 de março de 2015

Aula 4 - A Rotina na Educação Infantil

Todo dia, toda hora, tudo igual ou diferente? A Rotina na Educação Infantil

A rotina é uma etapa importante do planejamento e é a partir dela que o professor coloca em prática tudo o que foi previsto para ser desenvolvido diariamente. Essa reflexão, proposta por Abramovicz e Wajskop (1999), destaca que a rotina, apesar de organizar as ações que acontecerão no tempo e no espaço da educação infantil, pode ser flexível, já que requer por parte do professor atenção aos interesses e necessidades da sua turma.

Rotina: Como pode ser o dia para a creche?
            A rotina do berçário e maternal é um momento especial para o educador estimular a criança em suas áreas motora, cognitiva e social. A estimulação, nesse sentido, pode ocorrer de maneira a respeitar a individualidade de cada criança, de forma a possibilitar um desenvolvimento integral. Assim, a seguir apresentarei algumas sugestões de rotinas que foram desenvolvidas e experimentadas ao longo do desenvolvimento de diferentes planejamentos na educação infantil.
            A acolhida dos pequenos é fundamental para que se sintam bem e confiem no espaço escolar. A esse respeito, Bassedas, Huguet e Solé (1999) destacam que esse momento tem grande influência na sua adaptação à escola. A professora pode ter atitudes seguras, porém que observem as características de como a família e a própria criança vê esse momento. As atividades pensadas para o momento da acolhida como jogos de encaixe, de montar, música, contos, devem ser oferecidos de maneira que as crianças possam escolher livremente do que gostariam de participar. Esta atitude pode ajudar a interação das crianças com o ambiente.

Sugestão de Rotina para a creche.

Rotina
Tempo previsto
Atividade
Observações
Entrada dos profissionais
20 min.
Organização das salas pelas professoras e funcionárias
O espaço para o berçário deve ser funcional, visando atender às necessidades das crianças
Entrada das crianças
30 min.
Os responsáveis podem levar as crianças até a sala. Verificação de agenda.
A família gosta de acompanhar a criança até a sala de aula. Esta ação pode acontecer no período de adaptação da criança, não necessitando se estender durante o ano. A agenda pode ser utilizada como uma das formas de facilitar o contato com a família para situações de saúde, e trocas cotidianas.
Acolhida e interação das crianças
20 a 30 min.
Depende do número de crianças a serem atendidas.
Troca de fraldas (se necessário).
Verificação de agenda.
O espaço pode ser organizado com tapete e brinquedos de borracha, jogos de encaixe e música infantil para deixar os bebês à vontade.
Para os bebês que ainda não sentam ou engatinham pode-se usar almofadas para apoio.
Alimentação
30 min.
Mamadeiras
Algumas crianças fazem uso de copos mais cedo. Verificar com os pais.
Atividades ao ar livre.
45 min.
Solário. Estimular os movimentos das crianças (arrastar, engatinhar, andar com apoio), de acordo com a idade do bebê.
As atividades ao sol são importantes para a saúde (física e emocional).
Higiene
30 min.
Troca de fraldas, banho.
O momento de higiene é excelente para estimular a oralidade, conversando com o bebê, nomeando as partes do corpo, imitando os sons que o pequeno produzir, etc.
Atividade pedagógica
30 a 40 min.
Massagem para bebês (Shantala)
O afeto é essencial para o desenvolvimento do ser humano. O toque, o olhar são linguagens que possibilitam trocas afetivas entre adultos e crianças.
Alimentação
20 min.
Alimentação. Suco ou papinha de frutas.
Estimular a percepção sobre diferentes sabores (ácido, doce, azedo).
Higiene
10 min.
Higiene da gengiva e dos dentes.
Os bebês também necessitam higienizar os dentes, utilizando gaze embebida em água fervida ou escova de dentes própria.
Atividade pedagógica
15 min.
Contação de histórias com livros de imagens.
Bebês adoram histórias, desde que sejam contadas devagar e com muita entonação.
Alimentação
40 a 50 min.
Almoço
Observar aromas, odores e cores estimulando os sentidos das crianças.
Higiene
15 min.
Escovação dos dentes
Estimular a autonomia em relação aos hábitos higiênicos
Descanso e relaxamento
30 min.
Hora do sonhinho. Os bebês geralmente dormem nos berços. Alguns, maiores, preferem colchonetes no chão, ficando próximos a outras crianças.
O sono para o bebê auxilia no seu desenvolvimento É importante aprender a relaxar e descansar.
Atividade Pedagógica
25 min.
Estimulação motora. Montar um pequeno circuito na sala para que os bebês possam engatinhar, entrar e sair de caixas de papelão, ficar em pé com o apoio de pequenas cadeiras, rolar bolas de tecido, dançar ao som de músicas infantis, empurrar brinquedos etc.
Os pequenos necessitam ser estimulados em seus movimentos de engatinhar, andar, pegar, subir e descer, arrastar, empurrar, etc. A professora pode estimular a todos individualmente.
Higiene
20 min.
Lavagem das mãos
Facilitar o acesso aos produtos higiênicos. Explicar o que é coletivo e individual.
Alimentação
3 min.
Lanche. Mamadeira, biscoitos, frutas amassadas.
Ao oferecer biscoitos para os bebês, aproveitar para estimular os movimentos de pinça superior e inferior.
Higiene
15 min.
Escovação dos dentes, limpeza da gengiva
Os bebês que ainda não tem os dentes precisam limpar a gengiva com algodão e água pura.
Atividade Psicomotora
40 a 50 min.
Tapete sensorial: Em um metro e meio de E.V.A., aplicar diferentes texturas, como pedaços de tecidos macios e ásperos, algodão, tampinhas de garrafas pet cobertas com plástico autocolante etc.
O desenvolvimento psicomotor ajuda o desenvolvimento do esquema corporal, da coordenação motora, da lateralidade e do equilíbrio.
Engatinar sobre texturas diferentes levam a criança a desenvolver os sentidos.
Higiene
40 min.
Lavar as mãos. Troca de roupas

Alimentação
40 min.
Sopa com arroz, carne vermelha, 3 tipo de legumes.
Pode-se colocar música infantil para tornar este momento mais afetivo. As crianças podem aprender desde cedo que a hora da alimentação é também de integração.
Saída
30 min.
Fazer uma roda com as crianças, escutar músicas infantis, brincar com instrumentos que produzem sons.
Não esquecer de fazer anotações na agenda que devem conter acontecimentos importantes. como os avanços apresentados pela criança naquele dia. Pode-se também conversar com os pais sobre o dia da criança.

Sugestão de Rotina para Pré-escola

Rotina
Tempo previsto
Atividade
Obsevações
Entrada dos profissionais
20 min.
Organização das salas pelas professoras e funcionárias
É importante que o espaço e os recursos estejam organizados para as atividades previstas para o dia
Entrada das crianças
30 min.
Os responsáveis encontrarão a educadora na entrada para o recebimento das crianças. Verificação de agenda.
A família não necessita acompanhar a criança até a sala de aula, com exceção a casos de adaptação ou doenças. A agenda pode ser utilizada como uma das formas de facilitar o contato com a família para situações de saúde, passeios escolares, e trocas cotidianas.
Acolhida e interação das crianças
30 min.
as crianças deixam seus materiais, lancheiras em local definido.
Jogos de construção (legos) e brincadeiras (cantidas de roda e brinquedos cantados)
O desenvolvimento de atitudes de guardar seus materiais favorece a autonomia.
A interação através das brincadeiras é um excelente recurso para a percepção de si e do outro.
Higiene
10 min.
Lavar as mãos
Organizar este momento e possibilitar a interação e autonomia.
Alimentação
30 min.
Café da manhã
Os responsáveis por essa ação poderão estimular as crianças a alimentarem-se sozinhas, porém sempre conversando com todos proporcionando prazer e informações nesse momento
Higiene
15 a 30 min.
Uso do banheiro. Escovar os dentes e lavar as mãos.
O uso do banheiro para as necessidades fisiológicas deve ser sempre acompanhado de hábitos de higiene.
Atividades ao ar livre
50 a 60 min.
Atividades na caixa de areia, parquinho, bosque, mini quadra com jogos esportivos adaptados.
É interessante ter também um pátio coberto com casinhas de brinquedos, cabanas de tecidos, objetos do cotidiano para os dias de chuva.
Higiene
10 min.
Lavar as mãos, o rosto.
È um momento importante para falar dos hábitos de higiene após brincadeiras, utilização de transportes coletivos, etc.
Atividade pedagógica
45 min.
Atividades orientadas em sala. Experiência com terra, folhas secas, objetos plásticos pequenos e água em uma bacia.
Durante as atividades os conteúdos podem ser sistematizados a partir de uma problematização: o que acontece se alguém largar o lixo nos rios?
Higiene
10 min.
Lavar as mãos.
Inserir músicas que falem sobre hábitos de higiene.
Alimentação
40 a 50 min.
Almoço.
Observar aromas, odores e cores estimula os sentidos das crianças.
Higiene
15 min.
Escovação dos dentes.
Aproveitar o espelho para trabalhar a imagem corporal.
Relaxamento e privacidade
30 min.
Hora da privacidade e contato social. Organizar um a sala com tapete, almofadas, livros de imagens e com figuras em relevo, fantoches, músicas, para que as crianças possam explorar livremente.
Oportunizar atividades isoladas e em grupo possibilita que a criança descansar ou se relacionar em pequenos grupos. Tal ação favorece a expressão de sentimentos e o desenvolvimento cognitivo, social e emocional.
Atividades pedagógicas
50 min.
Demarcar com as crianças um caminho que ligue o interruptor de luz, as estantes com materiais e o bebedouro na sala. Após fazer a mesma ação no espaço externo evolvendo a porta de saída para o parque, uma árvore e o bebedouro mais próximo. Fazer comparações dos espaços, refletindo direções (acima, abaixo, direita, esquerda) e distâncias (longe, perto).
As crianças gostam de participar do planejamento e execução de atividades em espaços abertos e fechados pois lhe trazem a sensação de domínio de diferentes habilidades. Além do desenvolvimento da autonomia, favorece a orientação espacial.
É importante a criança ter referências, pois conceitos espaciais não envolvem apenas deslocamentos mas a relação com o meio.

As sugestões de rotinas apresentadas tem o objetivo de orientar o trabalho dos professores, porém não são receitas prontas. Cada instituição de educação infantil a organizará de acordo com as características da comunidade a ser atendida, procurando atender da melhor forma possível, as necessidades e interesses das crianças e da família.

Fonte: Rau, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação Infantil: Práticas Pedagógicas de Ensino e Aprendizagem. Curitiba INTERSABERES, 2011.


As alunas produziram livros sobre a Rotina que podem ser utilizados em atividades pedagógicas nas IEI.

































































Parabéns aos alunos da Pedagogia, turmas 1A manhã e 1A e 1 B noturno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário