Todo dia, toda hora, tudo igual ou diferente?
A Rotina na Educação Infantil
A
rotina é uma etapa importante do planejamento e é a partir dela que o professor
coloca em prática tudo o que foi previsto para ser desenvolvido diariamente.
Essa reflexão, proposta por Abramovicz e Wajskop (1999), destaca que a rotina,
apesar de organizar as ações que acontecerão no tempo e no espaço da educação
infantil, pode ser flexível, já que requer por parte do professor atenção aos
interesses e necessidades da sua turma.
Rotina: Como pode ser o dia para a creche?
A rotina do berçário e maternal é um
momento especial para o educador estimular a criança em suas áreas motora,
cognitiva e social. A estimulação, nesse sentido, pode ocorrer de maneira a
respeitar a individualidade de cada criança, de forma a possibilitar um
desenvolvimento integral. Assim, a seguir apresentarei algumas sugestões de
rotinas que foram desenvolvidas e experimentadas ao longo do desenvolvimento de
diferentes planejamentos na educação infantil.
A acolhida dos pequenos é
fundamental para que se sintam bem e confiem no espaço escolar. A esse
respeito, Bassedas, Huguet e Solé (1999) destacam que esse momento tem grande
influência na sua adaptação à escola. A professora pode ter atitudes seguras,
porém que observem as características de como a família e a própria criança vê
esse momento. As atividades pensadas para o momento da acolhida como jogos de
encaixe, de montar, música, contos, devem ser oferecidos de maneira que as
crianças possam escolher livremente do que gostariam de participar. Esta atitude
pode ajudar a interação das crianças com o ambiente.
Sugestão de Rotina para a creche.
Rotina
|
Tempo previsto
|
Atividade
|
Observações
|
Entrada dos profissionais
|
20 min.
|
Organização
das salas pelas professoras e funcionárias
|
O espaço para
o berçário deve ser funcional, visando atender às necessidades das crianças
|
Entrada das crianças
|
30 min.
|
Os
responsáveis podem levar as crianças até a sala. Verificação de agenda.
|
A família
gosta de acompanhar a criança até a sala de aula. Esta ação pode acontecer no
período de adaptação da criança, não necessitando se estender durante o ano.
A agenda pode ser utilizada como uma das formas de facilitar o contato com a
família para situações de saúde, e trocas cotidianas.
|
Acolhida e interação das crianças
|
Depende do número de
crianças a serem atendidas.
|
Troca de
fraldas (se necessário).
Verificação de agenda.
O espaço pode ser
organizado com tapete e brinquedos de borracha, jogos de encaixe e música
infantil para deixar os bebês à vontade.
|
Para os bebês
que ainda não sentam ou engatinham pode-se usar almofadas para apoio.
|
Alimentação
|
30 min.
|
Mamadeiras
|
Algumas
crianças fazem uso de copos mais cedo. Verificar com os pais.
|
Atividades ao ar livre.
|
45 min.
|
Solário.
Estimular os movimentos das crianças (arrastar, engatinhar, andar com apoio),
de acordo com a idade do bebê.
|
As atividades
ao sol são importantes para a saúde (física e emocional).
|
Higiene
|
30 min.
|
Troca de
fraldas, banho.
|
O momento de
higiene é excelente para estimular a oralidade, conversando com o bebê,
nomeando as partes do corpo, imitando os sons que o pequeno produzir, etc.
|
Atividade pedagógica
|
Massagem para
bebês (Shantala)
|
O afeto é
essencial para o desenvolvimento do ser humano. O toque, o olhar são
linguagens que possibilitam trocas afetivas entre adultos e crianças.
|
|
Alimentação
|
20 min.
|
Alimentação.
Suco ou papinha de frutas.
|
Estimular a
percepção sobre diferentes sabores (ácido, doce, azedo).
|
Higiene
|
10 min.
|
Higiene da
gengiva e dos dentes.
|
Os bebês
também necessitam higienizar os dentes, utilizando gaze embebida em água
fervida ou escova de dentes própria.
|
Atividade pedagógica
|
15 min.
|
Contação de
histórias com livros de imagens.
|
Bebês adoram
histórias, desde que sejam contadas devagar e com muita entonação.
|
Alimentação
|
Almoço
|
Observar
aromas, odores e cores estimulando os sentidos das crianças.
|
|
Higiene
|
15 min.
|
Escovação dos
dentes
|
Estimular a
autonomia em relação aos hábitos higiênicos
|
Descanso e relaxamento
|
30 min.
|
Hora do sonhinho.
Os bebês geralmente dormem nos berços. Alguns, maiores, preferem colchonetes
no chão, ficando próximos a outras crianças.
|
O sono para o
bebê auxilia no seu desenvolvimento É importante aprender a relaxar e
descansar.
|
Atividade Pedagógica
|
25 min.
|
Estimulação
motora. Montar um pequeno circuito na sala para que os bebês possam
engatinhar, entrar e sair de caixas de papelão, ficar em pé com o apoio de
pequenas cadeiras, rolar bolas de tecido, dançar ao som de músicas infantis,
empurrar brinquedos etc.
|
Os pequenos
necessitam ser estimulados em seus movimentos de engatinhar, andar, pegar,
subir e descer, arrastar, empurrar, etc. A professora pode estimular a todos
individualmente.
|
Higiene
|
20 min.
|
Lavagem das
mãos
|
Facilitar o
acesso aos produtos higiênicos. Explicar o que é coletivo e individual.
|
Alimentação
|
3 min.
|
Lanche.
Mamadeira, biscoitos, frutas amassadas.
|
Ao oferecer
biscoitos para os bebês, aproveitar para estimular os movimentos de pinça
superior e inferior.
|
Higiene
|
15 min.
|
Escovação dos
dentes, limpeza da gengiva
|
Os bebês que
ainda não tem os dentes precisam limpar a gengiva com algodão e água pura.
|
Atividade Psicomotora
|
Tapete
sensorial: Em um metro e meio de E.V.A., aplicar diferentes texturas, como
pedaços de tecidos macios e ásperos, algodão, tampinhas de garrafas pet
cobertas com plástico autocolante etc.
|
O
desenvolvimento psicomotor ajuda o desenvolvimento do esquema corporal, da
coordenação motora, da lateralidade e do equilíbrio.
Engatinar sobre texturas
diferentes levam a criança a desenvolver os sentidos.
|
|
Higiene
|
40 min.
|
Lavar as
mãos. Troca de roupas
|
|
Alimentação
|
40 min.
|
Sopa com
arroz, carne vermelha, 3 tipo de legumes.
|
Pode-se
colocar música infantil para tornar este momento mais afetivo. As crianças
podem aprender desde cedo que a hora da alimentação é também de integração.
|
Saída
|
30 min.
|
Fazer uma
roda com as crianças, escutar músicas infantis, brincar com instrumentos que
produzem sons.
|
Não esquecer
de fazer anotações na agenda que devem conter acontecimentos importantes.
como os avanços apresentados pela criança naquele dia. Pode-se também
conversar com os pais sobre o dia da criança.
|
Sugestão de Rotina para Pré-escola
Rotina
|
Tempo previsto
|
Atividade
|
Obsevações
|
Entrada dos profissionais
|
20 min.
|
Organização das salas pelas professoras e
funcionárias
|
É importante que o espaço e os recursos estejam
organizados para as atividades previstas para o dia
|
Entrada das crianças
|
30 min.
|
Os responsáveis encontrarão a educadora na
entrada para o recebimento das crianças. Verificação de agenda.
|
A família não necessita acompanhar a criança até
a sala de aula, com exceção a casos de adaptação ou doenças. A agenda pode
ser utilizada como uma das formas de facilitar o contato com a família para
situações de saúde, passeios escolares, e trocas cotidianas.
|
Acolhida e interação das crianças
|
30 min.
|
as crianças deixam seus materiais, lancheiras em
local definido.
Jogos
de construção (legos) e brincadeiras (cantidas de roda e brinquedos cantados)
|
O desenvolvimento de atitudes de guardar seus
materiais favorece a autonomia.
A
interação através das brincadeiras é um excelente recurso para a percepção de
si e do outro.
|
Higiene
|
10 min.
|
Lavar as mãos
|
Organizar este momento e possibilitar a interação
e autonomia.
|
Alimentação
|
30 min.
|
Café da manhã
|
Os responsáveis por essa ação poderão estimular
as crianças a alimentarem-se sozinhas, porém sempre conversando com todos
proporcionando prazer e informações nesse momento
|
Higiene
|
Uso do banheiro. Escovar os dentes e lavar as
mãos.
|
O uso do banheiro para as necessidades
fisiológicas deve ser sempre acompanhado de hábitos de higiene.
|
|
Atividades ao ar livre
|
Atividades na caixa de areia, parquinho, bosque,
mini quadra com jogos esportivos adaptados.
|
É interessante ter também um pátio coberto com
casinhas de brinquedos, cabanas de tecidos, objetos do cotidiano para os dias
de chuva.
|
|
Higiene
|
10 min.
|
Lavar as mãos, o rosto.
|
È um momento importante para falar dos hábitos de
higiene após brincadeiras, utilização de transportes coletivos, etc.
|
Atividade pedagógica
|
45 min.
|
Atividades orientadas
|
Durante as atividades os conteúdos podem ser
sistematizados a partir de uma problematização: o que acontece se alguém
largar o lixo nos rios?
|
Higiene
|
10 min.
|
Lavar as mãos.
|
Inserir músicas que falem sobre hábitos de
higiene.
|
Alimentação
|
Almoço.
|
Observar aromas, odores e cores estimula os
sentidos das crianças.
|
|
Higiene
|
15 min.
|
Escovação dos dentes.
|
Aproveitar o espelho para trabalhar a imagem
corporal.
|
Relaxamento e privacidade
|
30 min.
|
Hora da privacidade e contato social. Organizar
um a sala com tapete, almofadas, livros de imagens e com figuras em relevo, fantoches,
músicas, para que as crianças possam explorar livremente.
|
Oportunizar atividades isoladas e em grupo
possibilita que a criança descansar ou se relacionar em pequenos grupos. Tal
ação favorece a expressão de sentimentos e o desenvolvimento cognitivo,
social e emocional.
|
Atividades pedagógicas
|
50 min.
|
Demarcar com as crianças um caminho que ligue o
interruptor de luz, as estantes com materiais e o bebedouro na sala. Após
fazer a mesma ação no espaço externo evolvendo a porta de saída para o parque,
uma árvore e o bebedouro mais próximo. Fazer comparações dos espaços,
refletindo direções (acima, abaixo, direita, esquerda) e distâncias (longe,
perto).
|
As crianças gostam de participar do planejamento
e execução de atividades em espaços abertos e fechados pois lhe trazem a
sensação de domínio de diferentes habilidades. Além do desenvolvimento da
autonomia, favorece a orientação espacial.
É
importante a criança ter referências, pois conceitos espaciais não envolvem
apenas deslocamentos mas a relação com o meio.
|
As
sugestões de rotinas apresentadas tem o objetivo de orientar o trabalho dos
professores, porém não são receitas prontas. Cada instituição de educação
infantil a organizará de acordo com as características da comunidade a ser
atendida, procurando atender da melhor forma possível, as necessidades e
interesses das crianças e da família.
Fonte:
Rau, Maria Cristina Trois Dorneles. Educação Infantil: Práticas Pedagógicas de
Ensino e Aprendizagem. Curitiba INTERSABERES, 2011.
As alunas produziram livros sobre a Rotina que podem ser utilizados em atividades pedagógicas nas IEI.
As alunas produziram livros sobre a Rotina que podem ser utilizados em atividades pedagógicas nas IEI.
Parabéns aos alunos da Pedagogia, turmas 1A manhã e 1A e 1 B noturno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário