A aula seguiu o
roteiro de observação e articulação com os campos de experiência da BNCC de
2019, onde a prática da observação de crianças e o registro das situações e
características rotineiras principalmente relacionadas aos modos de interação
particular de cada criança, se mostrou um desafio já que não temos o hábito de
registrar nossas observações.
Os conteúdos
foram organizados em tabelas e de acordo com os campos de experiência trazidos
no documento.
A partir dos
registros a turma se dividiu em grupos tendo a tarefa de propor por meio do que
foi levantado com as observações um tema e um problema a ser investigado,
relacionando aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Em um segundo
momento foram trabalhadas práticas corporais de aquecimento e contato com o
próprio corpo introduzindo as atividades de confecção de brinquedos com
material reaproveitado como a peteca de revista e retalhos de TNT e o
paraquedas de pedaços de barbante e sacolas plásticas.
As atividades
práticas trazem a oportunidade de contato com a ludicidade e o universo
infantil trazendo descontração e abrindo caminho para ideias e projetos por
meio da brincadeira.
Atividade 4:
Pesquisem atividades e elaborem uma prática para o grupo de crianças de acordo com seus relatos.
Pensem como se esse grupo de crianças fossem uma turma.
Atividade 5:
Descrevam o espaço, tempo, atividade prática, recursos. Não esqueçam as referências de onde
pesquisaram.
Atividade 6:
Organize o espaço, recursos, atividades e apresentem na prática.
Façam uma análise sobre a apresentação das colegas, apontando o que compreenderam, pontos fortes e sugestões.
Atividade 7:
Entreguem todas as atividades por escrito, digitadas, com identificação.
Fizemos também a montagem de paraquedas (sacola plástica cortada, barbante e bonecos pequenos) com as alunas em sala, depois fomos em ambiente aberto e lancemos os paraquedas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário