quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Atividade final Observação de criança - Montagem paraquedas

Olá a todos,

             A aula seguiu o roteiro de observação e articulação com os campos de experiência da BNCC de 2019, onde a prática da observação de crianças e o registro das situações e características rotineiras principalmente relacionadas aos modos de interação particular de cada criança, se mostrou um desafio já que não temos o hábito de registrar nossas observações.
Os conteúdos foram organizados em tabelas e de acordo com os campos de experiência trazidos no documento.
          A partir dos registros a turma se dividiu em grupos tendo a tarefa de propor por meio do que foi levantado com as observações um tema e um problema a ser investigado, relacionando aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Em um segundo momento foram trabalhadas práticas corporais de aquecimento e contato com o próprio corpo introduzindo as atividades de confecção de brinquedos com material reaproveitado como a peteca de revista e retalhos de TNT e o paraquedas de pedaços de barbante e sacolas plásticas.

         As atividades práticas trazem a oportunidade de contato com a ludicidade e o universo infantil trazendo descontração e abrindo caminho para ideias e projetos por meio da brincadeira.

Atividade 4:
Pesquisem atividades e elaborem uma prática para o grupo de crianças de acordo com seus relatos.
Pensem como se esse grupo de crianças fossem uma turma.

Atividade 5:
Descrevam o espaço, tempo, atividade prática, recursos. Não esqueçam as referências de onde
pesquisaram.

Atividade 6:
Organize o espaço, recursos, atividades e apresentem na prática.
Façam uma análise sobre a apresentação das colegas, apontando o que compreenderam, pontos fortes e sugestões.

Atividade 7:
Entreguem todas as atividades por escrito, digitadas, com identificação.


Fizemos também a montagem de paraquedas (sacola plástica cortada, barbante e bonecos pequenos) com as alunas em sala, depois fomos em ambiente aberto e lancemos os paraquedas.












terça-feira, 1 de outubro de 2019

Aula montagem da peteca

Olá a todos,

Nós assitimos um video do território do brincar, conversamos um pouco sobre o brincar para crianças, as capacidades desenvolvidas pelos pequenos que desenvolvem vários aspectos. Uma brincadeira pode englobar muito sobre o desenvolvimento infantil.
Depois foi desenvolvida uma oficina com as alunas para confecção de peteca.
Em seguida a professora encaminhou uma atividade para pesquisa e conhecimento da história da peteca.




segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Semana Seminário Bagozzi - BRINQUEPEDAGOGIACONSCIENTE

Olá pessoal!
Esse trabalho foi apresentado no II Seminário em Pesquisa Acadêmica e Científica na Prática Docente da Faculdade Bagozzi. É resultado do projeto BRINQUEPEDAGOGIA CONSCIENTE.
Possibilitou estudos e pesquisas sobre o brincar educativo na brinquedoteca.





















Semana Seminário Bagozzi - Poster Jogos de Alfabetização.


i

Olá! O poster a seguir foi apresentado no II Seminário de Pesquisa Acadêmica e Científica na prática docente.
É resultado de pesquisas e estudos na área do brincar educativo.



Observação de crianças

Olá pessoal,
Nossa atividade aborda a observação de crianças.


Conteúdos e Metodologias para a Educação Infantil
Professora Ms. Maria Cristina T. D. Rau


ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES DA CRIANÇA E A BNCC
Atividade 1:
Formem trios. Apresentem os relatos de observação de crianças. Analisem os seguintes aspectos e elaborem um quadro, contendo:
Local de observação, tempo de observação, idade, sexo, espaços, recursos, brinquedos, ações, interações (família, escola, amigos, colegas).

OBSERVAÇÃO DE CRIANÇAS E OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS (BNCC)
Refletir, repensar os mesmos assuntos e enfatizar alguns aspectos para orientar uma prática pedagógica que garanta sempre as vias de mão dupla. Paulo Freire (2001) afirmava que quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. O que estamos aprendendo no momento em que estamos ensinando? Estamos ensinando prevendo respostas certas? Ou estamos ensinando de forma aberta, concedendo tempo e liberdade para as crianças expressarem seus modos singulares de se desenvolver?
Que tal fazermos uma escuta aberta para aquilo que as crianças vão nos dizer sobre os marcos do desenvolvimento? Desse modo, os marcos passam a ser conceitos e não mais etapas ou degraus de uma escada organizada de forma rígida e unificada.
Atividade 2:
Observem o quadro a seguir. Leiam atentamente. Relacionem cada campo de experiência com as características das crianças observadas. Ampliem o texto dos relatos.

Atividade 3:

 A partir do relato ampliado (atividade 2), levantem algumas questões e elaborem um problema. Relacionem como esse problema poderá ser atendido pela prática pedagógica na escola. Definam: objetivos de aprendizagem e campos de experiência. Façam um texto (1 página) fundamentando o(s) campo(s) de experiência a ser(em) abordado(s).


Bom trabalho!

Cartas - BNCC

Bom dia 09/09

Fizemos a finalização do trabalho do DCNEI com a apresentação das cartas feitas pelas estudantes. Foram escritas cartas para pessoas que tem influência na educação. Duas cartas foram lidas em sala; sendo uma para professora Angela Mendonça e outra para todos os futuros pedagogos:

Sala em ordem para apresentação da carta:



Carta para Angela Mendonça:


Carta aos futuros pedagogos:





quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - Manhã e Noite

Bem vindas, meninas!!!

Essa semana entre a segunda e a terça fizemos a apresentação dos cartazes para montar nosso livro das diretrizes e saiu cada trabalho bonito... Estão todas de parabéns!!!

Seguem algumas fotos:












 E a turma da noite finalizando os cartazes:





Agora é hora de estudar o BNCC, galera!