Algumas interpretações das pesquisas psicogenéticas concluíram
que o ensino da Matemática seria beneficiado por um
trabalho que incidisse no desenvolvimento de estruturas
do pensamento lógico-matemático. Assim, consideramse
experiências-chave para o processo de desenvolvimento
do raciocínio lógico e para a aquisição da noção de número
as ações de classificar, ordenar/seriar e comparar objetos
em função de diferentes critérios.
Essa prática, transforma as operações lógicas e as provas
piagetianas em conteúdos de ensino.
A classificação e a seriação têm papel fundamental
na construção de conhecimento em qualquer área, não só
em Matemática. Quando o sujeito constrói conhecimento
sobre conteúdos matemáticos, como sobre tantos outros, as
operações de classificação e seriação necessariamente são
exercidas e se desenvolvem, sem que haja um esforço didático
especial para isso.
Vejam as apresentações dos alunos da Pedagogia:
A conservação do número não é um pré-requisito para trabalhar com os números e,
portanto, o trabalho com conteúdos didáticos específicos não deve estar atrelado à construção
das noções e estruturas intelectuais mais gerais.
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