segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Movimento na Educação Infantil - RCNEI Vol 3

Movimento na infância

Pode-se dizer que no início do desenvolvimento predomina a dimensão subjetiva da
motricidade, que encontra sua eficácia e sentido principalmente na interação com o meio
social, junto às pessoas com quem a criança interage diretamente. É somente aos poucos
que se desenvolve a dimensão objetiva do movimento, que corresponde às competências
instrumentais para agir sobre o espaço e meio físico.
O bebê que se mexe descontroladamente ou que faz caretas provocadas por
desconfortos terá na mãe e nos adultos responsáveis por seu cuidado e educação parceiros
fundamentais para a descoberta dos significados desses movimentos. Aos poucos, esses
adultos saberão que determinado torcer de corpo significa que o bebê está, por exemplo,
com cólica, ou que determinado choro pode ser de fome. Assim, a primeira função do ato
motor está ligada à expressão, permitindo que desejos, estados íntimos e necessidades se
manifestem.

As apresentações dos alunos da Pedagogia foram repletas de movimento!























Parabéns aos alunos!

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