POR QUE O MOVIMENTO É IMPORTANTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana.
As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre
seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o
mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas
ou em grupo, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de
utilizar seu corpo e seu movimento. Ao movimentar-se, as crianças expressam sentimentos,
emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e
posturas corporais. O movimento humano, portanto, é mais do que simples deslocamento
do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre
o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu
teor expressivo.
As maneiras de andar, correr, arremessar, saltar resultam das interações sociais e da
relação dos homens com o meio; são movimentos cujos significados têm sido construídos
em função das diferentes necessidades, interesses e possibilidades corporais humanas
presentes nas diferentes culturas em diversas épocas da história. Esses movimentos
incorporam-se aos comportamentos dos homens, constituindo-se assim numa cultura
corporal1. Dessa forma, diferentes manifestações dessa linguagem foram surgindo, como a
dança, o jogo, as brincadeiras, as práticas esportivas etc., nas quais se faz uso de diferentes
gestos, posturas e expressões corporais com intencionalidade.
Ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças também se apropriam
do repertório da cultura corporal na qual estão inseridas.
Nesse sentido, as instituições de educação infantil devem favorecer um ambiente
físico e social onde as crianças se sintam protegidas e acolhidas, e ao mesmo tempo seguras
para se arriscar e vencer desafios. Quanto mais rico e desafiador for esse ambiente, mais
ele lhes possibilitará a ampliação de conhecimentos acerca de si mesmas, dos outros e do
meio em que vivem.
O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações
do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da
motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas
nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal
de cada criança.
A partir dos estudos do RCNEI, volume 3, as alunas do Curso de Pedagogia dos turnos matutino e noturno apresentaram seus seminários.
Confira, muito criativo!
DIVERSÃO E APRENDIZAGEM FORAM OS TEMAS QUE MAIS FIZERAM SUCESSO NESTES SEMINÁRIOS!
PARABÉNS PELO ESFORÇO!
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